Debian
O projeto Debian é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo criar um “sistema operacional universal” de acordo com os princípios do projeto GNU.
Interface gráfica: Gnome
http://www.debian.org
Ubuntu
O Ubuntu é uma distribuição derivada do Debian que se tornou muito popular pelo seu principal objetivo: tornar o Linux fácil e acessível para todos. A Canonical, empresa por trás da distribuição, conseguiu seu objetivo personalizando o Debian deixando-o muito fácil de instalar e gerenciar, com o ambiente gráfico bem polido para o usuário final.
Interface Gráfica: Gnome
http://www.ubuntu.com
Red Hat Enterprise Linux
O Red Hat Enterprise Linux, uma distribuição certificada para empresas e hardwares específicos, com um ciclo de vida de 5 anos e serviços de implementação e suporte incluídos no preço da distribuição.
Interface Gráfica: Gnome
http://www.redhat.com
Fedora
Quando a Red Hat parou de suportar sua versão normal do Red Hat Linux, ela decidiu abrir sua distribuição para a comunidade. Com isso, o que era conhecido antes como Red Hat Linux se tornou o Fedora Core.
Interface Gráfica: Gnome
http://fedoraproject.org
CentOS
O CentOS é um clone do Red Hat Enterprise Linux. A equipe do CentOS baixa os códigos-fonte de toda a distribuição RHEL, compila e distribui de forma fácil para os usuários.
Interface Gráfica: Gnome
http://www.centos.org
SLES / OpenSUSE
A SuSE era uma empresa alemã muito conceituada na Europa que tinha sua própria distribuição Linux. Inicialmente a distribuição era baseada no Slackware, mas posteriormente a SuSE adotou o gerenciamento de pacotes via RPM (o mesmo do Red Hat) e começou a andar na sua própria linha. Posteriormente a empresa e sua distribuição foram adquiridas pela Novell, que agora administra a distribuição. O SUSE é uma versão comercial da distribuição, voltada para empresas e entidades que precisam de garantias, serviços e suporte. O OpenSUSE é a versão feita pela comunidade e que serve como base para a distribuição comercial.
Interface Gráfica: KDE
http://www.opensuse.org
Mandriva
O Mandriva é uma distribuição relativamente nova. Ela veio de uma fusão de duas grandes distribuições: Mandrake e Conectiva. Fácil de instalar e configurar, utiliza o gerenciamento de pacotes com o RPM.
Interface Gráfica: KDE
http://www.mandriva.com
Slackware
O Slackware foi a segunda distribuição Linux a surgir. Ele foi inicialmente uma variação do SLS (a primeira distribuição Linux do mundo), adicionando funcionalidades como gerenciamento de pacotes (via tarballs), grupos de pacotes e perfis. As prioridades da distribuição são: estabilidade e simplicidade, mantendo sempre o mais parecido possível com o UNIX.
Interface Gráfica: KDE
http://www.slackware.com
Gentoo
O Gentoo é uma distribuição pioneira na otimização do sistema para a máquina: no Gentoo, todos os pacotes são compilados localmente e só então podem ser utilizados. Apesar de parecer complicado, o Gentoo deixa essa tarefa extremamente simples.
http://www.gentoo.org